Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Corretor, você é um administrador?


Uma história triste de perda de tempo.

Um salário de 100 reais é um bom salário?
teCerta vez um sujeito visitou um plantão de um lançamento num final de semana. Nesse plantão estavam 3 corretores além do supervisor. O plantão estava vazio.

O supervisor não era visto, ele sai para fumar, andava de um lado para o outro, indo ao decorado, voltando para a frente do plantão, parava numa escada, enfim parecia ocupado.

Na realidade esse supervisor não fazia absolutamente NADA! Nenhuma de suas ações visava atrair novos clientes. Pior, ele só era "supervisor" no crachá.

A situação dos outros corretores era ainda mais triste.


Um deles veio para a parte da frente, era sua vez de atender o sujeito que entrou no plantão. Esse corretor que chamaremos de A estava com a boca suja, provavelmente não havia escovado os dentes após o almoço.

O outro, que chamaremos de B tinha um notebook e no plantão havia conexão wi-fi, mas infelizmente o corretor B estava com o computador fechado. Ele sentado à mesa, brincava de palavras cruzadas com um livreto desses de banca de jornal.

A corretora C parecia mais profissional, estava mais bem vestida, mas enquanto o corretor A atendia o sujeito, ela sentou-se e pegou seu celular, você acha que ele telefonou para algum cliente? Não, ela estava concentrada demais para pensar nisso, segurava o celular com força, era um joguinho. Sim a corretora C se concentrava em jogar no seu celular.
3 corretores e 1 supervisor = 4 pessoas perdendo tempo num plantão de vendas.
Essas horas ociosas podem ser consideradas horas de trabalho? Será que esses corretores atenderam mais de um cliente por dia? Aparentemente não, mas se eles atendessem mais de um por dia quanto tempo gastariam efetivamente atendendo (ou trabalhando) ?

As horas que o corretor não utiliza para gerar negócios são horas perdidas e não devem ser contadas como horas de trabalho!


Lembra da pergunta acima?

O corretor que passa o dia no plantão (normalmente fica no facebook, contando piadas, fofocando, etc) e gasta 15 minutos para atender um cliente apenas, trabalhou somente 15 minutos naquele dia. Faça a conta, atendendo 1 cliente por dia: 15 minutos X 30 dias = 7 horas e 30 minutos = salário de R$ 750,00 !!!. Essa é a verdade. Mas quando ele volta para casa exausto e sem efetivar uma venda ele ou ela diz para a esposa ou marido "estou exausto, trabalhei o dia todo e não fiz uma venda...". Trabalhando 15 minutos por dia isso não é evidente?

Para mudar a situação você precisa pensar como um ADMINISTRADOR!

Você sabia que seu dia pode ser dividido e administrado de forma a render mais e gerar mais negócios?
Como você administra seu tempo? Quantos negócios você já fechou nesse mês? Você sabe os dias e horários? Quanto tempo demorou para que esses negócios fossem fechados? E o que você fez com as outras incontáveis horas "perdidas" quando você não estava atendendo, telefonando para um cliente, procurando um imóvel? Como elas foram gastas?

Aí vai o que você pode fazer para melhor seu desempenho ao longo do dia:

1. Elabore estatísticas de quais as horas e dias em que você e seus colegas mais fecharam negócio nos últimos meses: Ex: Dias úteis vs finais de semana vs feriados; manhã vs tarde vs noite.

Invista uma ou duas horas para fazer esse levantamento. O objetivo é identificar as horas e dias mais valiosos para você.


Quer um exeplo? Se você é dono de um cinema, por que não exibir um filme segunda-feira 8:00 da manhã? A resposta é obvia. Por outro lado, se você é dono de uma ofinica, por que você deve abrir às 8:00 ou antes desse horário?

 A resposta é clara também, especialmente se na 6a anterior houve um feriado. Pense nessas questões. Identifique os dias e horários mais vantajosos para sua profissão.

2. Crie uma rotina. Se baseie nas informações acima e divida seu dia conforme tabela abaixo.

3. Use as "horas vagas". Se você entendeu o ponto anterior e já formulou sua planilha, use as horas ociosas e trasnforme-as em horas produtivas.

Dica: quando você se evonlver em atividades sociais e atividades físicas procure atividades em grupo, use isso para ampliar sua rede de contatos, essa é uma ação secundária do que você deve fazer

FALAREMOS MAIS DISTO em outras postagens!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem. Agradecemos seu interesse!