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domingo, 27 de outubro de 2013

CORRETOR DE IMÓVEIS NÃO FAZ TRABALHO ADMINISTRATIVO, DEVE VENDER! FALSO OU VERDADEIRO?








O objetivo principal   de uma imobiliária é sempre a concretização da venda.

O objetivo do corretor é idêntico e deve ser almejado do inicio ao fim do período de trabalho, que no caso de corretor de imóveis deve ultrapassar as horas trabalhadas dentro da imobiliária.

Para alcançar este objetivo existem varias etapas que cumpridas levam a conclusão final e hoje com a importância cada vez maior das ferramentas tecnológicas, redes sociais e networking  as tarefas envolvidas parecem que se multiplicam e levam a que o corretor tenha que criar novas competências para atender a demanda e lograr a efetivação da venda.

Porque estou dizendo isto?  Porque ouvi  de  um corretor a afirmação de que fazer o trabalho “administrativo” diminui o tempo que ele investe no cliente que efetivamente vai fazer virar realidade o objetivo final.

Esta afirmação tem que ser olhada com muito mais cuidado porque hoje existem varias tarefas que são essenciais para despertar o interesse, captar, atender as expectativas e finalmente trazer o cliente para a negociação frente a frente que se confundem com administração ,mas que na verdade são extensões do processo de venda que é eminentemente responsabilidade do corretor de imóveis.

Vou discorrer sobre algumas tarefas que são encaradas por muitos que atuam na área de venda de imóveis como tarefas que devem ser delegadas a um executor administrativo e que não seriam responsabilidade do corretor de imóveis que é o gerador de vendas.

A venda de imóveis hoje começa no momento em que o cliente que tem o desejo de comprar determinado imóvel busca no mercado o que deseja.  Hoje esta concentrado nos portais de pesquisa na Internet  a fonte primária para este tipo de busca.

Muito bem! Para que este cliente veja seus imóveis tem que chegar ate você pelo seu site e para isto você tem que estar bem posicionado no mecanismo de busca, o seu site tem que ser atrativo,  interativo e principalmente ter os imóveis que tenham as características que o cliente esta procurando.  E mais importante ainda: Seu site tem  que reter o cliente com conteúdo claro, bem escrito, sucinto e que desperte interesse além do sentido da visão.

Os imóveis expostos ao cliente são fruto de captação que é trabalho inerente ao corretor, que conheceu o imóvel, analisou e pesou seu valor de mercado, seus pontos fortes e fracos  e é neste momento a pessoa mais apta a descrever e ressaltar as vantagens que este imóvel vai proporcionar ao cliente comprador.  

Este trabalho de cadastro do imóvel é um trabalho administrativo?

Se você olhar para a função  mecânica de cadastro poderia ser assim classificado e ser feito por uma pessoa meramente administrativa, mas quando se busca passar ao cliente as vantagens que este imóvel  traz, o valor agregado deste imóvel para investimento ou moradia e mostrar a ele que este imóvel é exatamente o que ele procura,  o corretor sempre vai ser a pessoa mais adequada porque “viveu” o imóvel, senti sua energia e deve passar isto de uma maneira atrativa , com redação precisa  ao cliente final.

O corretor deve estar preparado para esta mudança de paradigma, as imobiliárias devem prover este tipo de conhecimento ao corretor e com isto o contato do corretor com o cliente se inicia antes do primeiro contato pessoal.  A impressão que este cliente sente na descrição e nos detalhes do imóvel são exatamente aquelas que o corretor também teve e a empatia corretor x cliente já esta iniciada.

A carga de trabalho do corretor vai aumentar com esta atividade feita desta maneira, voltada a atingir a expectativa do cliente final e não apenas descritiva do imóvel, sobre todos os aspectos o retorno para todos será muito maior e gratificante.

Por esta razão é que, em minha opinião o Cadastro de imóveis não pode ser encarado como trabalho administrativo e sim como trabalho de geração de venda e, portanto deve ser executado pelo profissional de corretagem que em busca do seu objetivo primário que a efetivação da venda.

E as tarefas que devem ser executadas para que os seus  imóveis cadastrados sejam vistos pelo cliente em primeiro lugar , antes da concorrência e o direcione para o seu negócio ?

Tarefas de manutenção de portais, palavras chaves, redes sociais são tarefas administrativas ou devem ser executadas pelo corretor para gerar vantagem competitiva?

Aguardem o proximo post!

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