Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de junho de 2013

REFLEXÂO SOBRE O DIA DE ONTEM


Hoje presenciei um fato que me deixou convencido de que a capacidade de ouvir não é a mesma coisa que escutar. Quando você ouve você reage instantaneamente aquilo que pensa que entendeu,  responde automaticamente no mesmo tom e gênero e  sem pensar .
Duas pessoas inteligentes que conheço e que trabalham juntas discutiram, se desentenderam justamente por não “escutar” realmente. Ouviram o que a outra disse, e baseadas na entonação, tom de voz e emoção reagiram.
Ora, isto não é privilégio dos dois, varias vezes  passamos por esta situação. Nós somos animais racionais e emocionais e nem sempre nesta ordem.
A emoção aliada a falta de tempo para “escutar” o outro, mas escutar de verdade, pensar nos momentos ou dias que passamos juntos, nas coisas boas que esta pessoa possa nos ter feito, nos risos e nas conversas que mantivemos nos leva a mal interpretar ou iniciar uma discussão ao invés de compreensão.
Sabemos quanto é difícil controlar as emoções em um momento que ouvimos mas não escutamos. Porem nas nossa elações, sejam elas de trabalho, amor, amizade e para nossa própria felicidade ou sendo menos enfático nosso bem estar devemos mesmo escutar o outro, dar o desconto devido, dar o beneficio da duvida e com certeza manteremos mais um amigo.
Escutar é um dom, que se aprende infelizmente tarde na vida, mas para isto tem que se iniciar nos momentos em que precisamos discernir e diferenciar do mero Ouvir.
Tem um provérbio indiano que deixo aqui como reflexão:
  QUANDO FALARES, CUIDA PARA QUE TUAS PALAVRAS SEJAM MELHORES QUE O SILÊNCIO.
escutar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem. Agradecemos seu interesse!