Powered By Blogger

domingo, 30 de junho de 2013

As emoções e a profissão de Corretor de Imóveis

O texto abaixo é muito interessante! Vale a penar estar aqui.

No livro “Disciplina: O caminho da vitória”, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alan Schlup Sant`Anna, descreve a disciplina como um “fator decisivo para o sucesso em qualquer atividade, por isso, tem sido percebida por pessoas e organizações como uma fonte de poder, equilíbrio e felicidade”.

O termo disciplina possui um amplo significado e deve ser dividido para uma melhor compreensão. Esse artigo abordará a forma de disciplina mais importante para um corretor de imóveis, a disciplina da emoção. Não deve ser fácil manter a calma durante um mês fraco em vendas, por exemplo.

De acordo com o escritor estadunidense, Peter Drucker (considerado o pai da administração moderna), “as pessoas são contratadas por sua competência técnica e são demitidas pela incompetência emocional”.

Os corretores de imóveis possuem três tipos de emoções prejudiciais ao seu trabalho: o medo, a ira e a tristeza. O medo de não superar as metas de vendas; a ira por não ter alcançado o objetivo; e a tristeza profunda que inibe qualquer recuperação.

A seguir seguem algumas dicas de como controlar suas emoções e não deixar que elas controlem você. Lembre-se que seu estado emocional é uma decisão exclusivamente sua.

Enfrente o que teme. Sant`Anna, defende que “boa parte dos nosso temores são irracionais”. Se você é tímido para negociar um imóvel, tem problemas de comunicação, tente mudar isso na sua vida. Fale mais em público, comece pela família, depois tente ler ou cantar na igreja, enfim, atividades que estimulem a sua confiança ao se comunicar. Em pouco tempo, você não terá mais receio na hora de apresentar os imóveis.

A ira é muito perigosa, durante esse descontrole emocional pessoas matam, fazem as piores barbáries. Se você ouviu algo do cliente ou do patrão e se sentiu ofendido, fique em silêncio, peça um intervalo e vá tomar uma água. Reflita sobre o que a pessoa disse, volte e argumente com serenidade e equilíbrio.

Um corretor que está há tempos sem vender pode se irritar facilmente com um cliente “chato” e dificultar ainda mais a venda do imóvel. Mantendo os nervos, a venda pode ser concretizada e o tabu quebrado, alcançando a satisfação profissional. Em um momento de crise, lembre-se que todos somos irmãos, isso ajuda a fortalecer a sua paz de espírito.

Por fim, falemos um pouco da tristeza. A insegurança no mundo de trabalho é uma das principais causas da tristeza no mundo. Se você está triste, ocupe-se. Leia um texto sobre o setor imobiliário, aprenda coisas novas. Não há felicidade maior do que o aprendizado. Boa Sorte!

William Cruz - Colunista do PortaisImobiliários.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem. Agradecemos seu interesse!